3 de dezembro de 2014

FLORIANÓPOLIS - Praias, Morros, Lagoas, Dunas e beleza

Praia das Galhetas


Após 4 meses de trabalho já preciso de mais férias! E porque não?

Tenho passado a semana em Florianópolis colaborando com o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, o que já é um upgrade em relação a vida em São Paulo. Aqui tem silencio, natureza e tranquilidade. Da janela do escritório vejo montanhas verdes e o céu azul. O ar é de praia e só ando a pé. De noite tem calçadão a beira mar para caminhadas ou com meia hora de carro, tem praia de verdade e a Lagoa da Conceição. 

Mas estava faltando um tempo só de relax e exploração de toda essa natureza.

Um fim de semana não foi suficiente para descobrir a ilha, mas fez parecer que foram  umas férias inteiras.



Na companhia da minha filha e da minha mãe exploramos uma boa parte da costa Leste, Oeste e Norte. A vovó de 87 anos teve que torrar um pouco na praia, caminhar por algumas trilhas e dunas, mas sobreviveu! 



A costa Sul conheci na companhia do Eduardo em mais um fim de semana sem voltar para SP.

Mesmo assim ainda tem muito por descobrir, entre praias, trilhas e história. No fim do relato vou resumir os pontos altos, o imperdível e o dispensável!

Escolhi a Lagoa da Conceição como base da exploração, além de ser central tem um centrinho no qual a vovó poderia passear sozinha e olhar as lojinhas. 

A vista do terraço do quarto

Escolha acertadíssima foi a pousada Girassóis da Lagoa, nosso quarto localizado a 3 passos da água foi o ponto alto da estadia. Acordar com a vista da Lagoa da Conceição é um privilégio e eu agradeço esse presente! Dormir ouvindo o barulho da água, e passar o fim de tarde vendo o movimento do kite e Wind surf deitada no píer não tem preço.

A pousada tem poucos quartos e portanto poucos hóspedes, praticamente não vimos ninguém. O café é servido na sala de jantar com vista para a piscina e para a Lagoa, na sala de visitas, muito aconchegante, tem sempre um som agradável para quem quiser ficar por lá. Enfim, parecia que estávamos em casa.

Na chegada a família conheceu meus colegas de trabalho, uma atração a parte. Do chefe ao estagiário descontração e diversão não faltam. Eles tornaram minha volta ao mundo profissional bem menos traumática. 

Dudu, Rodolfo, Célio e Davinder

Fomos todos comemorar o fim da semana em um bar, a beira mar, em Santo Antônio de Lisboa, um vilarejo de pesca surgido em 1698 quando foram concedidas as primeiras sesmarias. 20% da população é de descendentes de africanos livres que ao norte de Sambaqui se estabeleceram na Praia do Quilombo. Com ares de século XVIII o lugar é cheio de charme e tem uma vista linda, com barquinhos, veleiros e as luzes da ponte Hercílio Luz ao fundo.

Rua Conêgo Serpa em Santo Antonio



A Ponte Hercílio Luz ao fundo

No dia seguinte fomos direto para a Praia Mole, há 4 meses era meu objetivo, a vovó teve que suportar algumas horas no sol, mas o que uma mãe não faz... A caminhada até a praia das Galhetas é imperdível, a praia é linda e deserta, talvez porque seja uma praia de nudismo. Eu particularmente acho muito interessante o exercício de dissociar a nudez do sexo. Conversar tranquilamente com um homem pelado na sua frente dá a sensação que é possível reprogramar todos os conceitos e preconceitos, se livrando deles, a sensação é de alívio de liberdade.

Finalmente chegando na Praia Mole

Uma vovó na praia

Almoçamos na beira do canal que liga a Lagoa da Conceição ao mar, na praia Barra da Lagoa, uma vila de pescadores que ainda tem pescadores. Pude constatar com meus próprios olhos a descarga de um barco pesqueiro durante uma visita noturna.

O canal da Barra da Lagoa

Barcos pesqueiros que entram a noite pelo canal

Antes do fim do dia ainda caminhamos pela trilha que leva às piscinas naturais da Barra da Lagoa. São 20 minutos, desde a ponte de pedestres que cruza o canal, quase na altura da praia. A vovó foi até a metade e voltou, realmente não dava para ela.

o visual ao longo da trilha para as piscinas

Prainha da Barra 

Mais sobre a ilha nos próximos capítulos.

Se você gostou do relato e das fotos e quer ficar informado das novidades, curta o VAINAMINHA no facebook.


VAINAMINHA on line no

Leia também:



Mais fotos:


Lojinha em Santo Antonio de Lisboa

Casa Açoriana em Santo Antonio

A vista em Santo Antonio, melhor ao pôr do sol sem nuvens

Mais uma luz de Santo Antonio