1 de setembro de 2015

LYSEBOTN a TYSSEDAL - Pelas altas montanhas da Noruega


No dia seguinte da trilha de Kjerag, depois de um café no paraíso, peguei a FV500, parte do circuito turístico da Noruega, rumo a Odda. A rodovia fica aberta de maio a outubro, cruza as altas montanhas de Rogaland, alternando trechos onde só há lugar para um veículo com baias pra ultrapassagem.

Saindo de Lysebotn percorri as 27 curvas super fechadas até o mirante do restaurante de Øygardsstølen.  

Dá para fazer todo o percurso em meio dia mas no meu ritmo durou o dia todo! 

Foram momentos de liberdade total, parei onde e quando quis, entrei em todas as entradas que me pareceram promissoras, umas eram, outras dei meia volta, comi na hora que me deu fome, ouvi a musica que me agradou, experimentei a frutas e chás que vi pelo caminho e tirei quantas fotos me deu vontade.

Logo na saída tentei mergulhar em uma cachoeira que vi no caminho para a trilha no dia anterior, mas não deu! muito gelada!!! mas pensa que eu desisti???


on the road





os telhados verdes são a coisa mais comum, mas para mim era uma novidade!

Quando avistei essa água toda, nesse cenário, parei de imediato e lá fui eu para a nova tentativa de mergulho.

Setesdal

local da parada para banho


Dessa vez deu certo! 

não que tenha sido fácil...rsrs


mas valeu!

Continuando o caminho, eu o GPS, a música e o biquini na secadora.


mais telhados verdes


Mais cenários deslumbrantes de céu azul, gelo, neve, montanhas, verde e muita estrada para levar....

cenas de entre estações - lindooooooo

Não dava para passar direto por esse lugar né? O local é um hotel e restaurante que serve de apoio para caminhadas.





Esse momento foi muito especial, eu lembro que parei para sentir, eu estava muiiiito feliz, ali naquele lugar maravilhoso, comendo esse pêssego que eu tinha comprado horas atrás e estava delicioso, uma música que eu adoro nos meus ouvidos e o cabelo ainda molhado do mergulho. É tudo que a gente precisa para ser muitooo feliz e agradecido ao Universo! Obrigada mil vezes!!!!!

momento pêssego de imensa gratidão

seguindo caminho

uma das dezenas de cachoeiras pelo caminho

Na chegada no destino um desapontamento e um encontro com seres humanos daqueles que a gente cruza por minutos na vida, mas nunca esquece. Explico.

Eu tinha reservado um quarto no hotel Trolltunga em Odda, mas na  chegada a recepcionista me avisou que o quarto não tinha chave, porque o hospede anterior tinha levado embora, então eu teria que tirar a mala do quarto cada vez que saísse... fui ver o quarto e mais parecia uma caixa sem nenhum charme, que eu teria que dividir com alguém, aceitei ficar mesmo assim e paguei.

Minutos depois me arrependi e pedi para a mulher se eu podia procurar outro lugar e se achasse ela me devolvesse o dinheiro, ela ficou meio chateada, mas se ofereceu para procurar outro lugar para mim. Achou e me devolveu o dinheiro, eu fiquei tão agradecida, ela percebeu o quanto eu tinha ficado triste com o quarto e feliz com a atitude dela, nós os abraçamos e assim ela ficará para sempre em mim.

Ao chegar no hotel Tyssedal dei de cara com os fjordes e agradeci a mim mesma a decisão de mudar.

Na recepção encontrei outro ser iluminado, uma moça participou da história e resolveu me dar um quarto de frente para os fjordes. 

Em meia hora mudei de cidade e hotel e todo o astral dos dois dias seguintes!!! A vida é assim escolhas, trocas, erros e acertos, não se acomode.

Dia seguinte a trilha mais difícil, Trolltunga, no próximo post.


a vista do meu quarto - Hardanger fjorde